Sobre nós

POR ABUNDÂNCIA E PRESERVAÇÃO NA AMAZÔNIA!

Instituto de preservação e educação ambiental na região do Açutuba 

(município de Iranduba, região metropolitana de Manaus – AM)

VISÃO

O povo indígena Desana se auto intitula
gente do universo“. Como homenagem e
reverência à eles, a criação do Instituto
Dessana foi impulsionada pelo
desenvolvimento da consciência e estilo de
vida sustentáveis e regenerativos.

Valores

● CONSCIÊNCIA
● ABUNDÂNCIA
● PRESERVAÇÃO
● COMUNIDADE
● CO-RESPONSABILIDADE
● TRANSIÇÃO ECOLÓGICA
● SUSTENTABILIDADE

Atividades

O Instituto oferece atualmente cursos e vivências – e está aberto ao seu projeto. Todas as atividades seguem cronograma previamente definido e estabelecido pelo proponente do projeto e equipe do Dessana. Você pode conhecer melhor nossos projetos clicando aqui ou propor um clicando aqui.

Missão

Impactar a sociedade e a comunidade do Açutuba/AM através de práticas de educação ambiental, permacultura e agricultura sintrópica, buscando a soberania e segurança alimentar da população e melhor qualidade de vida. Acreditamos na conexão de pessoas com pessoas e pessoas com a floresta – numa eterna construção do conviver em comunidade.

Nossa comunidade

wAGNER CARDOSO (PARI)

Filho da Amazônia e um entusiasta para o trabalho de regeneração do nosso planeta. Após uma trajetória de vida marcada pelo sucesso como empresário no ramo da indústria multimídia dedicou-se a viver próximo a natureza e aprender sobre métodos sustentáveis de vida. Antes também esteve à frente do IDS-Maues, uma que criou mais de um milhão de hectares de áreas de conservação na Amazônia. Atuando com destaque também na criação de unidades de conservação urbana como o parque do Mindu em Manaus.

bETO CAMPOS

Com mais de 20 anos de experiência em produções de games e programas de TV, iniciou a carreira como artista plástico aos 14 anos. Atuou em projetos de autores como Stephen King e Paulo Coelho, e ads de grandes marcas como Disney, Samsung e Adobe. Participou no processo de concepção visual de produções nacionais como Meu Pedacinho de Chão, Tá no Ar e Deus Salve o Rei. Em paralelo a toda sua atuação profissional Beto se tornou um estudioso da espiritualidade e atua como um verdadeiro conselheiro nesse campo.

jAQUELINE SOUZA

Engenheira civil e bioconstrutora que tem buscado novas formas de integrar as comunidades através das construções mais sustentáveis. Sua intenção é reutilizar os espaços, bem como reciclar materiais e equipamentos; afim de ensinar as comunidades como produzir suas próprias construções com suas mãos. Dentro das possibilidades o desejo é trabalhar com os materiais nativos da região; como barro e bambu, afim de mostrar como é possível realizar obras com baixo custo e ótimo benefício para a comunidade e para a natureza.

AONDE QUEREMOS CHEGAR?

"Island camping"
ecoturismo NA amazônia

Prezamos pela preservação do nosso ecossistema. Acreditamos que para valorizar é preciso conhecer (e se re-conhecer). O ecoturismo responsável é uma forma de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de uma região de forma inclusiva, consciente e sensibilizadora.

"casa de pari"
CENTRO PERMACULTURAL, FUTURA ECOVILA

Uma nova forma de se viver no mundo é preciso! Elaboramos um plano futuro para converter a Casa de Pari, hoje a sede do Instituto Dessana, em um centro permacultural dando início ao que pretende se tornar uma ecovila.

Redes Sociais